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sexta-feira, 28 de maio de 2010

PREOCUPAÇÃO E/OU EXPECTATIVA NO QUE DIZ RESPEITO AO USO DA TECNOLOGIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Sempre que o novo chega, ao mesmo tempo que cria expectativas positivas, também é cercado de dúvidas, de receios, de medo. O caso em questão, é sobre o uso das novas tecnologias em prol da melhoria no processo de ensino e aprendizagem, exposto no texto “As sereias do ensino eletrônico”, de Paulo Blikstein. Sem perder de vista, em todos os setores da vida em que os avanços tecnológicos atingiram, trouxeram, juntos, mudanças substanciais que repercutiram na vida social, profissional, econômica, de todas as pessoas.

No setor educacional a chegada das chamadas tics foi cercada, também, de expectativas de toda ordem. A ânsia ainda é tanta que se pensou ou se pensa em renegar our abandonar o tradicioanal em nome das perspectivas criadas sobre o uso das novas tecnologias que entraram em sala de aula.

De certa maneira ainda me sinto deslumbrado com as novidades tecnológicas que chegam a todo instante, principalmente as derivadas da informática, da internet. A novidade chegou para ficar e não mais sair. Tem sido marcantes as contribuições que as tics deixam na maneira de se armazenar, processar a informação. A leitura em hipertextos arrodeados de sons, imagens, links; é extraordinária a facilidade, a economia de tempo e de espaço alcançadas pelo poder das mídias.

Da mesma maneira, é impressionante também a leitura do texto de Blikstein. O ponto de vista de um visionário preocupado com os rumos dado a educação, escrito há quase uma década atrás. Pelo menos pareceu para mim, apenas usuário da tecnologia digital, dentro desse período de tempo, ainda “encantado”, talvez como “Ulisses,” do romance de Homero, guardada as devidas comparações.

Até hoje ainda não consegui entender – talvez não tivesse caido a ficha – no jargão popular, ou compreender o papel pleno encenado pelo novo educador nesse mundo dominado pelas novas tecnologias, que é imprescindível se atualizar permanentemente afim de acompanhar as transformações que partem em velocidade exponencial. Se não, remoiremos o sentimento de culpa, de fracasso, por não ter alcançado ou ter deixado o trem da história passar.

Como educador acredito, sim, que a tecnologia digital veio para somar na busca da melhoria – “mudança milagrosa” como apregoam alguns, talvez, não – do processo ensino-aprendizagem. Os exemplos de sucesso aqui e ali, demonstram que com o uso adequado das mídias tem ajudado a romper com os paradigmas da educação tradicional.

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